terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SEGURANÇA NA INTERNET



Os agentes da Escola Segura da GNR, estiveram hoje na nossa escola para falar de segurança na Internet.


Os alunos dos 3º e 4º anos juntaram-se na biblioteca e puderam ver um vídeo sobre a instituição (GNR) e a sua utilidade pública.


Os agentes vieram à escola para conversar com os alunos e sensibilizá-los para alguns fenómenos relacionados com a os perigos na Internet.

Salientaram que não se deve dar o nome, morada, a escola e outro tipo de contactos na Internet. Aprenderam que se deve fazer uma utilização correcta do correio electrónico e que tudo o que for anónimo ou que traga ofertas, devem recusar ou pedir ajuda aos pais ou irmãos mais velhos.

Através de uma projecção de perguntas com respostas de escolha múltipla, os alunos eram convidados a escolher a resposta correcta, fazendo-se depois uma abordagem de cada temática.

Falou-se de fenómenos como o bullying e o cyberbullying de uma forma breve, mas objectiva.

Constatou-se que alguns dos alunos passam muito tempo na Internet, nomeadamente na realização de jogos on-line e até mesmo nas redes sociais, o que poderá acarretar algum perigo se não houver a devida vigilância parental.

Os alunos também ficaram a saber que não devem colocar na Internet (Hi5, Facebook, ...) fotografias que evidenciem com nitidez a sua imagem, pois estas podem ser "pescadas" por pessoas mal intencionadas, e que é sempre preferível utilizar outro tipo de símbolos. 

Foi uma sessão de muita interactividade, com muitas perguntas e manifestação de situações do conhecimento dos alunos, relacionadas com estes assuntos, a que os agentes iam respondendo e dialogando.





Para finais de Março contaremos novamente com a visita da GNR para, desta vez, fazer uma demonstração de como se utilizam os cães na detecção de várias situações e de treino do dia-a-dia desta instituição.


Agradecemos a disponibilidade que a GNR, através do núcleo da Escola Segura tem evidenciado para com este centro escolar, quer através de contactos directos connosco, quer através de parcerias de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Amares, contribuindo para a segurança e bem estar das crianças e jovens deste agrupamento.