sexta-feira, 4 de março de 2011

BIBLIOTECA - comVIDA





Decorreram esta semana mais duas actividades do Projecto "Biblioteca ComVIDA". Uma contou com a presença já habitual da prof. Helena que nos trouxe umas histórias diferentes, pois tiveram sempre uma interacção gestual com os alunos. A receptividade foi muito boa.





Ontem, decorreu outra sessão com um avô de uma criança desta escola, o senhor Veloso, que veio contar aos alunos do quarto ano histórias dos tempos antigos. Deu uma visão do ensino de antigamente e trouxe alguns objectos para mostrar aos alunos o tipo de brincadeiras da sua época de aluno nesta escola, nos principios desta escola, agora transformada em centro escolar. Foi uma pequena aula de histórias e de estórias...

Aqui ficam algumas:

A primeira escola existiu no Largo do Paço, esta onde estamos agora nasceu por volta de 1940. A primeira versão desta escola dividia-se em duas partes, rapazes e raparigas, separados uns dos outros. Cada uma destas partes tinha um hall de entrada, onde se guardavam os sacos que nos serviam de abrigo no percurso de casa para a escola e vice-versa. Tínhamos ainda a Sala de Aula.


Havia ainda um quadro grande preto em lousa.
O mapa de Portugal grande também.
A mesa da professora onde estava sempre presente a régua palmatória.
Num dos cantos da sala existia também uma Cana.


O campo do recreio, tal como as salas estaca dividido por um muro, de um lado os rapazes e do outro as raparigas.
As brincadeiras dos rapazes era: - jogar ao pião, - à roda, - fisga, - barra, - botão.
As brincadeiras das raparigas eram: - jogas, - macaca, - barra.


Havia ainda casas de banho, fechadas porque não havia agua, o poço foi feito apenas nos anos 60/70. Não havia luz eléctrica.

Todas as crianças vinham para a escola descalças, trazendo ao ombro uma sacola de alça, que tinha dentro o material escolar necessário, uma lousa e respectivo lápis, o livro do ano escolar, etc.

      Já depois do 25 de Abril de 1974, a escola sofreu uma alteração com o aumento de mais um piso, deixou de haver salas e recreio separados, as aulas começaram a ser mistas, rapazes e raparigas juntos.

O Senhor Veloso, em jeito de conclusão deixou no ar uma frase que também é um ensinamento, o qual é cada vez mais actual:

A ESCOLA É PARA ENSINAR/INSTRUIR.

OS PAIS/FAMILIA PARA EDUCAR.