terça-feira, 15 de março de 2011

ACTIVIDADES A DINAMIZAR - dia 17 de Março


O dia 17 de Março será um dia intenso e diferente no centro escolar. 






 
Da parte da manhã, as crianças do Jardim-de-Infância realizarão actividades de teatro que serão filmadas e posteriormente editadas em DVD, o qual englobará as actividades dos vários Jardins do Agrupamento de Escolas de Amares. Já se vive um clima de grande azáfama com a construção dos cenários  e os ensaios.

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Da parte da tarde, os alunos do 1º Ciclo estarão em formação. Por grupos etários (duas sessões), um formador da GALP energia, deslocar-se-á à nossa escola para explicar o projecto Missão UP | Unidos pelo Planeta




Este projecto envolve todas as turmas do 1º Ciclo e foi um projecto que surgiu recentemente. Os professores "abraçaram" de imediato o projecto, uma vez que os Projectos Curriculares das turmas deste centro escolar estão muito voltados para estas temáticas.


A Missão UP/Unidos pelo Planeta é um projecto educativo desenvolvido pela Galp Energia, de abrangência nacional, dedicado à temática do consumo de energia, especificamente enfocado nas áreas de Fontes de Energia, Eficiência Energética, Mobilidade Sustentável e Pegada Energética.

Este projecto dirige-se às crianças dos 1.º e 2.º Ciclos, entre os 6 e os 12 anos, mas também aos seus Professores, Encarregados de Educação e Pais.

A Missão UP Unidos pelo Planeta pretende promover a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e alteração de comportamentos futuros para um planeta globalmente mais sustentável.

Para este efeito disponibiliza materiais de apoio para os professores explorarem estes temas com os seus alunos e lança um Concurso a todas as escolas.

O Concurso Brigadas Positivas desafia alunos e professores a organizarem equipas ou "Brigadas" com uma missão específica dedicada ao tema da eficiência energética. Estas "Brigadas Positivas" devem sugerir e implementar acções junto dos seus colegas, amigos e pais para promover uma utilização sustentável da energia.




Pretende-se que os objectivos sejam conseguidos genericamente pelo desenvolvimento de competências como:
  • Reconhecimento da necessidade humana de apropriação dos recursos existentes na Terra para os transformar e, posteriormente, os utilizar;
  • Reconhecimento do papel da Ciência e da Tecnologia na transformação e utilização dos recursos existentes na Terra;
  • Reconhecimento de situações de desenvolvimento sustentável em diversas regiões;
  • Reconhecimento que a intervenção humana na Terra afecta os indivíduos, a sociedade e o ambiente e que coloca questões de natureza social e ética;
  • Compreensão das consequências que a utilização dos recursos existentes na Terra tem para os indivíduos, a sociedade e o ambiente;
  • Compreensão da importância do conhecimento científico e tecnológico na explicação e resolução de situações que contribuam para a sustentabilidade da vida na Terra.