sábado, 11 de junho de 2011

VISITA DE ESTUDO

Eram 8:30 da manhã. As nuvens cobriam o céu. As primeiras pingas de chuva abençoavam a nossa saída em direcção a Guimarães. Parecia que o dia estava comprometido para um dia de visita à Quinta das Manas, em Guimarães. Puro engano. As nuvens rapidamente se dissiparam e alguns raios de sol reluziam por entre nuvens brancas que vieram empurrar as nuvens negras...afinal o dia esteve magnífico e com temperatura amena.

Chegados à quinta, o sr. Luís Machado encaminhou-nos para um coberto grande onde deixamos os farnéis. Seguiu-se um "safari" pela quinta, feito de tractor, o que muito animou as crianças. De seguida, as crianças maiores foram convidadas a participar no jogo de "caça ao ganso". Uma turma de cada vez tinha que agarrar um ganso antes deste se refugiar num lago. Foi uma tarefa difícil, mas alguns alunos tiveram sucesso. Mais tarde, fomos para a zona dos animais. Alguns alunos puderam dar de comer a uma cabritinha e a um coelho. Visitámos os animais da quinta e viemos para o coberto almoçar. Quando finalizámos, o sr. Luís trouxe uma ovelha para mostrar aos alunos como se faz a tosquia.


Como tudo correu bem e estávamos com algum tempo extra, aproveitámos para passar pelo Castelo de Guimarães e Paço dos Duques. Ainda saímos para visitar o interior do castelo e ver o palácio por fora, bem como a estátua de D. Afonso Henriques.

Continuámos viagem para o Museu Alberto Sampaio. Aqui as crianças do pré-escolar puderam assistir a um teatro de sombras e brincar nos jardins do museu, enquanto rotativamente, os alunos do 1º Ciclo divididos em dois grupos, fizeram um Jogo de Pistas que consistia em encontrar objectos e/ou figuras enquanto visitavam o museu e de cada vez que a monitora os incitava nessa procura. O outro grupo assistia nos claustros do museu a um espectáculo de marionetas sobre D. Afonso Henriques.
No final, nos jardins do museu, puderam saborear um apetecido gelado.

De regresso, passámos por Braga e lanchámos no parque de merendas que fica situado junto da estátua do Papa João Paulo II (entro o Sameiro e o Bom Jesus). Aqui as crianças esvaziaram o que sobrava dos farnéis e brincaram mais um pouco. 


No final, seguimos em direcção à escola, animados e satisfeitos porque tudo correu pelo melhor!


Aqui ficam algumas imagens para mais tarde recordar: