quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - breve reflexão



Portugal vive uma crise a vários níveis, económica, social e de valores…

Hoje, Dia Mundial da Criança, urge pensar verdadeiramente nas crianças.

Mais do que palavras vazias de esperança, de falsas preocupações, a sociedade e os políticos portugueses devem olhar para as CRIANÇAS e pensar que serão elas as futuras gerações do país e do mundo global em que vivemos.

Como ter crianças felizes com tantos pais no desemprego, com tantos cortes salariais, com cortes nas regalias sociais (como os abonos de família, os subsídios escolares, despesas de educação e de saúde em IRS),  com taxas de abandono escolar elevadas, crescente  ausência de valores, uma educação sem o nível de exigência adequado (menos teórica, menos burocrata e mais virada para o sentido prático e para o verdadeiro sucesso), com tantos jovens à procura de emprego sem o conseguir encontrar, com a violência juvenil a aumentar, ...

Já era hora de dizer que se querem ter crianças felizes comecem por não lhes tirar a comida, a alegria e a felicidade em casa, na família, na escola …na sociedade!

Uma sociedade “amordaçada”, sem justiça, sem valores, sem educação, sem um bom sistema de saúde, sem políticos verdadeiramente preocupados com o futuro do país e das novas gerações, que proteja todos e em primeiro lugar as crianças, não pode ir muito mais além.

O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA TEM DE SER UM DIA PARA TODOS PODEREM REFLECTIR E ASSUMIR AS SUAS RESPONSABILIDADES: OS PAIS EM CASA, OS PROFESSORES NA ESCOLA, …, OS POLÍTICOS NA VIDA DOS PAISES E DO MUNDO!