sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Uma parte importante da nossa saúde passa por uma alimentação saudável. O funcionamento do corpo humano depende de uma alimentação equilibrada e diversificada. Para tal é necessário fazer boas escolhas: escolher o que é mais vantajoso para a saúde e evitar o que pode ser prejudicial.

"SABER COMER É SABER VIVER"

Uma das funções da escola é a sensibilização (e educação) das crianças e dos pais para a necessidade de saber consumir o que é mais adequado.

De acordo com o Plano de Actividades do Centro Escolar e dos Projectos de Turma, o Centro Escolar promoveu algumas iniciativas nas diversas salas de aula que culminaram na confecção e degustação de uma salada de frutas saudável e apetitosa.




CANÇÕES DA ALIMENTAÇÃO

Trabalhos relativos ao Jardim de Infância 


 

“Eu sou pequenino
Mas já sei escolher,
os bons alimentos
para bem viver.

Para ter saúde,
eu quero comer,
Carne, peixe e ovos
e leite beber.·

Eu quero crescer
Ser um valentão,
Como hortaliças,
Fruta, queijo e pão.

Antes de comer
as mãos vou lavar,
depois os dentinhos
eu
vou esfregar!

( Música :Ó Malhão, malhão/Machadinha )
 
-----------------

" Da roda dos alimentos
de tudo devo comer,
e antes da refeição
boa água eu vou beber!·

Eu como frutas maduras,
leite, carne, queijo e pão
Como bem, não como muito
Vario a alimentação! "

(música Lá vai uma, lá vão duas, 3 pombinhas a voar...)


Poema - À MESA

A mãe, se me vê
Comer com a mão,
Prega-me logo
Uma lição.
Então tentei
Comer com o pé:
Tirei sapato,
Tirei a meia...
Ia levando uma tareia.
Mas amanhã
Não ralham comigo
Pois vou comer
Pelo umbigo.