quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

TEMPO DE FOLIA - CARNAVAL


Amanhã durante a manhã percorreremos algumas ruas da freguesia para levar a alegria e a boa disposição à comunidade local.




O CARNAVAL - ORIGENS



 Dizem alguns estudiosos que a palavra carnaval se deve à tradução da expressão latina currus navalis, os carros em forma de barcos que, primeiro na Grécia antiga, aí pelo século VI A.C., e depois em Roma, desfilavam em alegoria à Primavera.

Dizem outros que deriva da expressão carne vale, que é como quem diz: adeus carne, expressão de S. Gregório Magno para definir o Domingo Gordo, o domingo anterior à Terça-Feira de Entrudo. Adeus até que o dia de Aleluia, levante das rigorosas proibições de sete semanas de jejuns, proibições, abstinências.

O Carnaval é época de grandes divertimentos que tinha – e em algumas localidades portuguesas ainda hoje tem – o seu início logo após a quadra natalícia, por assim dizer, logo a seguir ao Dia de Reis.

 Situado no início da Primavera, no momento em que se iniciam as actividades do novo ano agrícola, o Carnaval é como que uma reconstituição dos remotos ritos de passagem em que as forças do mal representadas pelo Inverno, são purificadas e expulsas pelas forças do bem representadas pela renovação vegetal que se inicia.